Siga-nos no Facebook / Twitter!

PROGRAMAÇÃO: Setembro 2016

Filme
SET
1
Foto
Yorgos Lanthimos

Filme
SET
8
Foto
Stéphane Brizé
* TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM

Filme
SET
13
Foto
Billy WILDER
* ENTRADA LIVRE

Filme
SET
22
Foto
Anita Rocha da Silveira

Filme
SET
29
Foto
Apichatpong Weerasethakul

Sala de exibições Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

bottom corner

 
   

Plano de Actividades 2016

A Direcção do Cineclube de Joane, convida-o a conhecer o nosso Plano de Actividades(PA) para 2016.

A Direcção do Cineclube de Joane convida-o a conhecer o nosso Plano de Actividades (PA) para 2016.


Nas primeiras páginas do documento (download do documento no fundo da página), encontrará uma Retrospectiva referente a 2015, onde destacamos os ciclos dedicados a Ingmar Bergman (A Infância e a Dança da Morte, p.4), a Sérgio Tréfaut (Viagem ao País de Tréfaut, p.5) e a Paulo Rocha (Cinema Mundo, p.6), com a presença de Isabel Ruth. Também será possível consultar uma lista de todas as sessões realizadas na Casa das Artes de Famalicão (p.9 e seguintes), com destaque para a Rede de Exibição Alternativa financiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual, onde se constata a diversidade de géneros, latitudes e estilos, numa programação que pretende exibir Todo o Cinema do Mundo. Na Rubrica Já Não Há Cinéfilos?!, destacamos o olhar sobre a obra de Satyajit Ray(p.8) e também se celebrou a cinefilia na passagem do nosso 17.º aniversário, às voltas com o Cinema de Mario Monicelli, com a presença de Vasco Câmara (p.15). E a fechar, as sessões fora do nosso palco habitual, a Casa das Artes de Famalicão, com destaque para a rubrica Cinema Paraíso (p.20), sessões itinerantes de Cinema ao ar livre.



Relativamente a 2016, este PA aponta o aprofundamento de três linhas estratégicas:

  • Como a programação contínua assenta, em cerca de 80%, em filmes produzidos (ou repostos) nos últimos 3 anos, continuaremos a apostar notoriamente, dentro do Cinema de Autor, na diversidade de propostas, em termos temáticos, de género (manter a aposta no documentário) e de latitudes. Apontamos como destaques o ciclo dedicado a Roberto RosselliniO Humanista (p.24-25), através da reposição de novas cópias após restauro e a rubrica Autor Autor, em volta de obras de Krzystzof Kieslowski, Wang Bing e Edgar Reitz (p. 35-37);



  • Prosseguir com a revisitação da história do Cinema, com destaque para a exibição da obra integral de Jacques Tati em cópias restauradas (p.28-29), e a rubrica já instituída - Já Não Há Cinéfilos?!, sessões com entrada livre e dedicadas a cineastas maiores de onde emergem Billy Wilder (O Disfarce, p.26-27) e Jean Rouch (sessão dupla Eu, Um Negro e Os Mestres Loucos, p.30);



  • Aumentar a relação e a interacção com o Cinema Português. O ano começará com a exibição da primeira longa-metragem de João SalavizaMontanha – acompanhada da reposição das suas três curtas-metragens multipremiadas; insistir na programação de filmes do nosso Cinema, mantendo o convite a realizadores para debates e masterclasses, consolidando uma prática instituída nos últimos anos (p.43).



Certos de que a presente proposta, pelo valor que encerra, merecerá da sua parte a melhor atenção, apresentamos os nossos melhores cumprimentos e aproveitamos para lhe desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano 2016.



V. N. de Famalicão, 7 de Dezembro de 2015.



A Direcção do Cineclube de Joane

Download do Plano de Actividades de 2016
bottom corner