Siga-nos no Facebook / Twitter!

PROGRAMAÇÃO: Setembro 2016

Filme
SET
1
Foto
Yorgos Lanthimos

Filme
SET
8
Foto
Stéphane Brizé
* TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM

Filme
SET
13
Foto
Billy WILDER
* ENTRADA LIVRE

Filme
SET
22
Foto
Anita Rocha da Silveira

Filme
SET
29
Foto
Apichatpong Weerasethakul

Sala de exibições Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

bottom corner

 
   

A LEI DO MERCADO de Stéphane Brizé

Sinopse

Thierry, de 51 anos, está desempregado há já quase dois anos. Depois de muitos meses de angústia em que procurou, incessantemente, um meio de sustentar a mulher e filho, quase perde a esperança no futuro. Um dia vê-se, finalmente, seleccionado para a função de segurança de um supermercado. Apesar do magro ordenado que lhe é oferecido, torna-se finalmente capaz de cobrir as necessidades básicas da sua família. Tudo corre bem até ao momento em que lhe é proposto algo inesperado: espiar as colegas das caixas para as poderem despedir. Isto fá-lo sentir-se em conflito com o que considera moralmente aceitável. Agora, Thierry tem de escolher uma de duas hipóteses: compactuar com a entidade patronal ou voltar para a precariedade que quase o levou ao desespero...

Com argumento e realização de Stéphane Brizé ("Entre Adultes", "Mademoiselle Chambon", "Quelques Heures de Printemps"), um filme dramático sobre o mercado de trabalho e a influência da actual crise na vida do cidadão comum. O elenco conta com a participação de Vincent Lindon (que, com este filme arrecadou o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema de Cannes e o César na mesma categoria), Karine de Mirbeck e Matthieu Schaller, entre outros.

Download do Dossier

Ficha Técnica

Título original: La loi du Marché (França, 2015, 93 min.)
Realização: Stéphane Brizé
Interpretação: Vincent Lindon, Karine de Mirbeck, Matthieu Schaller
Argumento: Stéphane Brizé, Olivier Gorce
Produção: Philip Boëffard, Christophe Rossignon
Fotografia: Eric Dumont
Montagem: Anne Klotz
Distribuição: Alambique
Estreia: 28 de Abril de 2016
Classificação: M/12

Um filme metodicamente realista
João Lopes, DN

Na competição do Festival de Cannes de 2015, dois títulos franceses distinguiram-se pelas respetivas temáticas sociais: Dheepan, de Jacques Audiard, sobre um pequeno grupo de refugiados do Sri Lanka em França (ganhou a Palma de Ouro, tendo estreia portuguesa marcada para 12 de Maio), e este A Lei do Mercado, de Stéphane Brizé, que valeu a Vincent Lindon o prémio de melhor ator (mais tarde, foi também distinguido com o César da mesma categoria).

O menos que se pode dizer é que o seu mergulho nas relações de trabalho no interior de um grande supermercado lhe confere uma fortíssima atualidade temática e simbólica. No centro da ação está a personagem de Lindon (brilhante!), um segurança empurrado para um dilema moral que, em última instância, pode fazer com que perca o seu emprego. Acima de tudo, Brizé sabe manter o seu filme num registo metodicamente realista (muito bem sustentado pela direção fotográfica de Éric Dumont) que nos leva a olhar cada personagem como uma entidade que supera sempre qualquer simplificação "simbólica" ou "militante".

bottom corner