Siga-nos no Facebook / Twitter!

PROGRAMAÇÃO: Setembro 2016

Filme
SET
1
Foto
Yorgos Lanthimos

Filme
SET
8
Foto
Stéphane Brizé
* TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM

Filme
SET
13
Foto
Billy WILDER
* ENTRADA LIVRE

Filme
SET
22
Foto
Anita Rocha da Silveira

Filme
SET
29
Foto
Apichatpong Weerasethakul

Sala de exibições Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

bottom corner

 
   

A LAGOSTA de Yorgos Lanthimos

Sinopse

Neste mundo as regras são simples: nenhum adulto pode estar solteiro mais do que 45 dias. Assim, de cada vez que alguém perde um parceiro – seja por divórcio ou viuvez –, é levado para um hotel especial para que volte a encontrar um par. Caso não seja bem-sucedido, é transformado num animal previamente escolhido por si e levado para uma floresta. Depois de ser abandonado pela mulher, que o trocou por outro homem, David chega ao hotel com o seu irmão, recentemente transformado em cão. Quando percebe que não há maneira de achar quem se interesse por si e que em breve será transformado em lagosta (o animal que escolheu), decide escapar para a floresta, onde vai deparar-se com outros fora-da-lei que, tal como ele, continuam solteiros e que querem manter a sua identidade humana. Ali vai conhecer uma mulher especial que lhe mostrará o caminho do verdadeiro amor...

Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Cinema de Cannes, "A Lagosta" marca a estreia em língua inglesa do realizador Yorgos Lanthimos, anteriormente distinguido pelo filme "Canino" (2009), vencedor do prémio Un Certain Regard no festival de Cannes e do Grande Prémio do Estoril Film Festival, e nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. O elenco internacional conta com os actores Colin Farrell, Rachel Weisz, John C. Reilly, Léa Seydoux, Jessica Barden, Olivia Colman, Angeliki Papoulia e Ashley Jensen, entre outros.

Download do Dossier

Ficha Técnica

Título original: The Lobster (EUA/Grã-Bretanha/Irlanda/Grécia/Holanda/França, 2015, 118 min.) Realização: Yorgos Lanthimos
Interpretação: Colin Farrell, Rachel Weisz, Jessica Barden
Argumento: Yorgos Lanthimos, Efthymis Filippou
Fotografia: Thimios Bakatakis
Montagem: Yorgos Mavropsaridis
Classificação: M/16
Estreia: 19 de Maio de 2016
Distribuição: NOS Audiovisuais

Lanthimos permite ao espectador instalar-se no seu universo surreal
Jorge Mourinha, Público de 25 de Maio de 2016

Lanthimos sabe usar a seu favor o elenco de luxo que reuniu para este seu primeiro filme em inglês, e permite ao espectador instalar-se no seu universo estranho e surreal.

Dentro desta “nova vaga” do cinema grego, confessamos preferir a Athina Rachel Tsangari de Attenberg e Chevalier aos abstractos opacos de Yorgos Lanthimos, cujo Canino (2009) deu contudo o “tiro de partida” para a visibilidade internacional da produção helénica. Dito isto, o absurdismo hiper-controlado e misteriosamente tocante de A Lagosta apanhou-nos de surpresa, em grande parte devido à lógica surreal, levada a um extremo de coerência, da sua distopia retro, que remete para a ficção científica pós-apocalíptica do cinema dos anos 1970 (algures entre À Beira do Fim e o THX-1138 de Lucas).

História de um homem normal entalado entre a espada e a parede num futuro orwelliano onde as relações sentimentais são rigidamente controladas, e da sua descoberta do amor como libertação e prisão em simultâneo, A Lagosta mexe-se sempre na corda bamba entre a tese e a antítese, entre a teoria e a prática. Mas Lanthimos sabe usar a seu favor o elenco de luxo que reuniu para este seu primeiro filme em inglês, e evita a rigidez programática da alegoria através da paciência com que permite ao espectador instalar-se no seu universo estranho e surreal.

bottom corner