Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.
Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.
Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.
Depois do sucesso de Ladrões de Bicicletas, Vittorio De Sica voltava a surpreender e O Milagre de Milão traz ao neo-realismo uma audaciosa mutação, misturando o realismo social com a fantasia mais desenfreada. Totò é um jovem ingénuo e com bons sentimentos, saído de um orfanato. Um vagabundo acolhe-o em noite de intempérie e ele decide organizar uma “cidade da felicidade” para os indigentes num terreno baldio. Mas, ao descobrirem que naquele lugar há petróleo, os capitalistas resolvem expulsá-los. E é aí que entra o elemento “mágico”, na forma de uma pomba que lhe é entregue pela avó, que desce do céu, e que Totò usa para afugentar os invasores. De Sica reconhece a influência de Chaplin e de René Clair, mas fá-la ressurgir de uma forma extremamente criativa, poética (Bazin dizia que não havia no mundo nenhum realizador que tivesse, como ele, o sentido da poesia de um rosto), cómica, e humana. O cineasta italiano construía assim mais um futuro clássico da história do cinema. Sessão com cópia digital restaurada.
Neste Verão reencontraremos os espectadores ao ar livre, numa parceria continuada do Cineclube de Joane com a Casa das Artes e o Município de Famalicão, à boleia da viagem 25 do Cinema Paraíso, que desde o Verão de 1999 já estacionou em mais quarenta lugares do extenso território de Famalicão. As sete projecções que integram o programa dividir-se-ão pelo Parque da Devesa (o seu principal palco desde 2013) e duas freguesias onde a itinerância do Cinema Paraíso se estreia: Outiz e Avidos.
As escolhas prosseguem um diálogo, na procura de alcançar vários públicos, com propostas diversificadas de cinema popular de várias proveniências e géneros, um calendário de produção do presente, que não esquece a história do cinema: o regresso de Wim Wenders a Tóquio e um protagonista notável, em Dias Perfeitos; duas animações: pelos estúdios Illumination, Patos!, pelos Studio Ghibli e o senhor Miyazaki, O Rapaz e a Garça (Oscar para a melhor animação); um professor rabugento acompanhado de alguns alunos na pausa de natal em Os Excluídos (Oscar de interpretação para a extraordinária secundária Da’Vine Joy Randolph); o famoso chocolateiro criado por Roald Dahl, em Wonka, interpretado por Timothée Chalamet; o nosso mundo (e um adolescente) em transformação, em Reino Animal; e finalmente, o maravilhoso Milagre em Milão, um clássico italiano de Vittorio De Sica, em cópia digital restaurada.
Venham, tragam um agasalho, uma manta ou uma cadeira de praia: o Cinema Paraíso projeta luz e histórias a partir das 22h00. A entrada é livre.
co-produção Cineclube de Joane e Casa das Artes de Famalicão
Sessões às 22h00, entrada livre.
Município de Vila Nova de Famalicão, Instituto do Cinema e do Audiovisual
Parque da Devesa (Famalicão), União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz e União das freguesias de Avidos e Lagoa