Já Não Há Cinéfilos?!
Substituindo a rubrica A Noite dos Realizadores, demos um novo formato à homenagem e promoção dos maiores autores da história do Cinema. Esta nova abordagem pretende, com a exibição de três filmes do mesmo autor, distribuídos por um trimestre, produzir uma sumula possível da sua obra, adoptando o nosso ponto de vista.
Iniciamos este percurso com o iconoclasta John CASSAVETES, com a exibição de três obras-primas: Noite de Estreia, Tempo de Amar e Rostos e com Ingmar BERGMAN, um dos maiores autores da história do Cinema e por essa altura recentemente desaparecido, com o conjunto de filmes que denominamos As Mulheres de Bergman. Seguiram-se, durante os anos de 2008 a 2009, os ciclos dedicados a Sérgio LEONE, a Leni RIEFENSTAHL, Orson WELLES, Rainer Werner FASSBINDER, Jacques TOURNEUR, Roberto ROSSELLINI, John FORD e Eric ROHMER.
Tal como a rubrica A Noite dos Realizadores, que encerramos em Julho de 2007, permitirá a formação de público, transmitindo o legado dos autores maiores da história do Cinema, acompanhando a exibição dos filmes com a realização dos debates e com a disponibilização de textos de apoio.